Por que ter um seguro de carro?

O Brasil tem uma frota de pouco mais de 65 milhões de veículos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Desse total, avalia-se que pouco mais de 30% tenha um contrato de seguro. Diante da realidade do país que registra o roubo de um veículo por minuto e está em 4° lugar no ranking de países com mais imprudências no trânsito, essa porcentagem deveria ser maior.

 

O principal fator apontado pelos donos de veículos que não procuram uma proteção significativa é o alto custo dos seguros. No entanto, é importante pensar que ter um carro pede um planejamento financeiro que inclua não apenas o pagamento da entrada e das parcelas, como despesas com combustível, manutenção, consertos e reparos em avarias ocasionadas por acidentes.

 

Razões para contratar um seguro para seu veículo

Muitos proprietários alegam não contratar um seguro, porque se classificam extremamente cuidadosos com seu veículo e garantem que não vão se envolver em situações de risco. Pensam em seguro como uma despesa, quando na verdade, é um investimento e uma garantia, afinal todos estão propensos a situações inesperadas e nada melhor do que ser prevenido.

 

Outros bons motivos para incluir o seguro no orçamento são os serviços extras oferecidos pelas seguradoras, que vão além do guincho. Leia com atenção sua apólice para saber quais você tem direito antes de assinar. Entre eles, além da cobertura para roubo, furto, colisão, incêndio e alagamento, o destaque vai para o serviço de assistência 24 horas com atendimento para problemas mecânicos e elétricos, falta de combustível, troca de pneus e de bateria e chaveiro. Existem seguradoras que oferecem táxi até sua casa, se for necessário e um carro extra para você usar enquanto o seu está na oficina.

Ainda há a responsabilidade social, em que se houver colisão com terceiros, a seguradora se responsabiliza com os danos causados tanto a seu veículo, como do veículo do terceiro. E se na hora do acidente algum passageiro se machucar, tem a cobertura por danos corporais.

E essa assistência se estende protegendo a sua casa, através de serviços emergenciais com mão de obra gratuita de eletricista e encanador, que podem consertar eletrodomésticos, limpar calhas, desentupir canos e até mesmo um chaveiro comum.

Quem tem benefícios especiais nas seguradoras são as mulheres, isso porque ainda que o ditado popular as veja como um perigo no volante, a verdade é que elas são mais cuidadosas e se envolvem menos em acidentes. Elas podem usufruir, por exemplo, de descontos em academias, entre outros serviços.

 

Como contratar o melhor seguro para o seu carro

A escolha certa do corretor pode fazer muita diferença. Uma sugestão é recorrer a uma corretora de seguros que faz consultoria completa sobre quais os melhores planos e condições que vão atender suas necessidades.

Avalie com atenção se todas as cláusulas da apólice estão de acordo com o que vai precisar, para não pagar a mais, ou pior, não ter a assistência adequada.

 

Tipos de cobertura

As modalidades oferecidas pelas seguradoras são:

– Compreensiva ou total: cobre danos causados por colisão, furto ou roubo e incêndio. E na maioria, inclui responsabilidade civil contra terceiros.

– Roubo ou incêndio: não inclui reparos ou indenização por colisão.

– Responsabilidade civil contra terceiros: cobre danos morais, materiais e corporais causados a outras pessoas em um acidente.

 

Economize na hora de contratar

Existem alguns pontos a serem observados na hora de contratar um seguro para seu veículo que podem interferir no valor do prêmio. Lembrando que, em certos casos, economia não é a alternativa mais certa quando se quer proteger seu patrimônio e sua família. Sim, fazer um seguro para o seu veículo protege também sua família.

Se você está planejando comprar um carro, pesquise o seguro antes. Sabia que existem carros que são mais visados pelos ladrões e, por isso, o valor do seguro é muito maior? Pergunte e pesquise se o seu carro está nessa lista. Se ainda assim quiser fechar negócio, esteja preparado para pagar a mais.

 

Mais uma vez, optar pela consultoria de uma corretora de seguros, pode ajudar a escolher um plano mais favorável.

 

Os avós já diziam que “economia é base da porcaria”, tenha cuidado em querer economizar demais e acabar tendo que desembolsar muito mais se acontecer um acidente, especialmente se envolver terceiros. Uma indenização por danos físicos e morais pode passar de R$ 1 milhão.

 

Instale dispositivos de segurança, assim o seu seguro vai sair muito mais barato. Segurados que passam a impressão que irão acionar menos vezes a seguradora tem mais descontos no valor da apólice.

 

Escolha bem o valor da franquia, que é o valor pago pelo segurado para cobrir o prejuízo, quanto maior a franquia, menor o prêmio. Agora, considere se vale mesmo escolher um valor reduzido.

Existem quatro tipos de franquia:

Básica: quando o valor do prêmio aumenta e a franquia fica mais barata;

Reduzida: a franquia é menor e o valor do seguro é mais alto;

Ampliada: o valor do seguro é menor, mas o conserto do carro fica bem mais caro;

Isenta: o segurado não paga o sinistro, mas o valor do seguro aumenta.

 

Entenda os termos da apólice

Mesmo com uma assessoria especializada, é bom conhecer um pouco dos termos da apólice, lembrando que você é o segurado.

Prêmio: apesar do nome parecer algo que se ganha, na verdade, prêmio é o valor pago pelo segurado à seguradora para garantir as indenizações, estipulado em contrato.

Sinistro: é a ocorrência propriamente dita, ou seja, o que acontece com o seu carro e exige acionar o seguro.

Franquia: como já citado anteriormente, franquia é a parcela que o segurado paga para o conserto do veículo, mais ou menos, como um sinal. A franquia só não é cobrada se for atestado perda total.

 

Decida pelo melhor seguro para seu carro e, consequentemente para você. Lembre-se de responder certo o questionário para evitar perder seus benefícios por fraude e tenha mais tranquilidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *