Uma obra, seja ela feita por uma empresa ou construtor autônomo, sempre é uma área de risco, bastante favorável para acidentes e danos materiais. Mesmo que tenham sido tomadas todas as medidas de segurança, vale a pena a contratação de um seguro para obras.
O Seguro de Risco de Engenharia cobre danos às obras (imóveis e demais infraestrutura em construção) e aos equipamentos utilizados.
Para dar início a contratação de um Seguro de Risco de engenharia é preciso fazer um orçamento minucioso e colocar na ponta do lápis custos com material, mão de obra e possíveis imprevistos, como material excedente, quebra de material, acabamentos, atrasos por vários motivos, acidentes com pessoas e máquinas.
Planos de seguro para obras e risco de engenharia
Existem três modalidades do Seguro para obras, ou como chamamos também: Risco de Engenharia. Essas modalidades são: obras civis em construção (OCC), instalação e montagem (IM) e quebra de máquinas (QM). Em certos casos, há a necessidade de se contratar as três modalidades em uma mesma obra.Coberturas do seguro para obras e risco de engenharia
- Riscos inerentes à construção ou à instalação/montagem, inclusive incêndio, erro de produção ou de projeto;
- Roubo e furto qualificado;
- Riscos da natureza, danos causados por vendaval, queda de granizo, queda de raio e alagamento;
- Defeitos de fabricação do material;
- Erros de projeto e de montagem;
- curto-circuito;
Coberturas extras do seguro para obras e risco de engenharia
- Erro de projeto: cobre danos causados às obras decorrentes de erro de projeto e os prejuízos ocorridos durante reposição ou reparo.
- Responsabilidade civil: além de garantir indenização para danos a terceiros, cobre, gastos com honorários de advogados.
- Responsabilidade civil cruzada: cobre os danos materiais causados involuntariamente a terceiros, decorrentes da execução da obra por empreiteiros ligados diretamente ao segurado principal na prestação de serviços durante o prazo de vigência da apólice.
- Equipamentos móveis na obra: cobre, danos de causa externa a equipamentos móveis dentro do canteiro de obras.
- Equipamentos e ferramentas de pequeno e médio porte: garante perda e danos materiais causados a equipamentos e ferramentas como, furadeira, marteletes, serras elétricas, lixadeiras, etc. De propriedade do segurado ou por ele alugado, utilizados na obra e nas instalações provisórias dentro do canteiro de obras.