Como controlar a insônia?

Determinadas situações podem resultar em uma noite mal dormida. Um trabalho importante para o dia seguinte, uma prova mais difícil, preocupação com a família ou algum outro assunto.

Quando essa dificuldade para iniciar o sono ou se manter dormindo se estende por mais de um mês, acontecendo com mais frequência e causando prejuízo durante as atividades do dia, é considerado insônia e é preciso buscar auxílio profissional para uma avaliação.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Sono, mostrou que cerca de 73 milhões de pessoas sofrem de insônia, somente no Brasil. Essa realidade tem preocupado profissionais de várias áreas, como é o caso da EMS, empresa líder no ramo farmacêutico, que lançou uma campanha direcionado ao assunto.

 

Principais causas da insônia

Existem muitos fatores que causam a insônia. Alguns deles podem ser eliminados ou reduzidos. Outros, necessitam da avaliação do médico e provavelmente o uso de medicamentos.

Dos que podem ser facilmente ou relativamente controlados, estão:

– o uso excessivo de computadores e demais aparelhos eletrônicos, que resultam em estímulo cerebral, dificultando o sono;

– a ingestão de estimulantes como cafeína, álcool, nicotina, drogas e determinados medicamentos;

– comer demais antes de dormir;

– ter uma vida sedentária ou a prática de exercícios poucas horas antes de dormir;

– estresse;

– ronco ou barulhos no quarto, luzes e um colchão inadequado.

No caso de quem sofre com ronco, existem tratamentos direcionados que podem solucionar ou amenizar o problema.

Fatores genéticos, mulheres, pessoas com idade avançada, efeitos do jet lag (diferença de fuso horário entre os países) e a necessidade de trabalhar em período noturno podem comprometer o sono.

Entre as causas em que se deve procurar orientação médica estão doenças neurológicas e psiquiátricas como depressão, ansiedade, mal de Parkinson, Alzheimer e síndrome das pernas inquietas.

Também estão relacionadas alterações hormonais e dores crônicas, como refluxo, artrose, fibromialgia e outras que prejudicam a qualidade do sono.

 

Tipos de insônia

 

Basicamente, existem três tipos de insônia:

– Insônia transitória ou inicial

É provocada por eventos isolados que causam ansiedade ou estresse e dura menos de um mês. A pessoa leva mais de 30 minutos para começar a dormir ou tem dificuldade de permanecer dormindo.

– Insônia aguda ou intermediária

Questões emocionais costumam ser a causa desse tipo de insônia e a duração pode ser de quatro a seis semanas. Essa maior dificuldade para dormir atrapalha na atenção e velocidade de raciocínio, traz irritabilidade e fadiga e interfere de forma negativa em atividades profissional, social e educacional.

– Insônia crônica ou terminal

Quando a falta de sono durante à noite é recorrente, ocorrendo até três vezes na semana, por no mínimo três meses, é considerada insônia crônica.

Segundo especialistas, esse tipo de insônia acontece de modo leve em 30% a 50% das pessoas, com prejuízos moderados em até 20% e em 10% é diagnosticado como transtorno de insônia.

 

Maneiras de controlar a insônia

É preciso ficar atento aos primeiros sintomas associados à insônia assim que eles aparecerem e buscar soluções. Nos estágios iniciais, existem formas simples e até mesmo naturais de combater o problema.

 

Médicos e especialistas denominam esses cuidados como a Higiene do Sono:

– A mudança de alguns hábitos é primeiro passo. Entre eles, ter horários certos para a hora de dormir e hábitos mais saudáveis de vida são o começo para uma melhor noite de sono.

– Evite bebidas estimulantes como bebidas alcoólicas, café, refrigerantes e alguns tipos de chás, como o preto, mate e chá verde, por exemplo, poucas horas antes de dormir.

– Existem alguns chás que servem como calmantes naturais. Camomila, Erva Cidreira, Tília, Valeriana, Passiflora, são alguns deles.

– Prefira alimentos mais leves. Certos alimentos favorecem o sono, sendo fundamentais para a produção de serotonina e a redução do cortisol, hormônio do estresse. Entre eles estão a aveia, leite, nozes, linhaça, atum, chia.

– Um ambiente mais aconchegante traz bons resultados. Ter um colchão e um travesseiro adequados em um quarto com pouca ou nenhuma iluminação, em temperatura agradável é essencial.

– Pelo menos, uma hora antes de dormir, desligue a televisão, notebook ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Esqueça o celular. De preferência, vire a tela para baixo e, se for possível acione a função “Não incomodar” até a hora certa que precisa acordar.

– Evite levar pensamentos complicados para a cama. Não planeje nada durante esse tempo. Crie atividades que relaxem a mente e o corpo como um banho morno, meditação, uma música relaxante, óleos essenciais, massagem nos pés, alongamento.

– Se acordar no meio da noite, é recomendado se levantar e fazer algo para acalmar, isso ajudará a pegar no sono novamente com mais facilidade.

Como em certos casos a insônia é causada por fatores clínicos e psicológicos é importante procurar um médico, que irá solicitar exames e indicar tratamentos mais direcionados. Nunca se automedique.

 

Como ter um seguro pode controlar a insônia

A preocupação com a segurança da sua família, da sua casa e do carro pode ser o motivo para perder noites de sono. A dúvida de como garantir a melhor proteção financeira em caso de acidentes, roubos, doenças e demais problemas não deixa a mente descansar.

O jeito de dormir com mais tranquilidade diante de tanto com que pensar é contratando um seguro específico para cada uma das suas preocupações. Você vai eliminar facilmente algumas das causas da insônia. Se algo acontecer, basta entrar em contato com a seguradora.

Quer saber como contratar esses e muitos outros seguros, além de tirar todas as questões sobre cláusulas da apólice e a indicação das melhores seguradoras? Então, entre em contato com um corretor de seguros da Ransom Corretora e torne suas noites de sono mais serenas.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *