Como funciona seguro de moto contra furto e roubo?

Muitos querem ter uma moto pelos mais variados motivos. Os principais são a economia do valor de compra – uma das mais vendidas, a Honda CG 160, por exemplo, custa entre 7 mil a 10 mil reais -, para abastecer e em caso de manutenção, e pela facilidade de locomoção, especialmente nos grandes e congestionados centros urbanos.

As diversas vantagens também são positivas para o mercado, a venda de motos cresceu quase 18% nos primeiros meses de 2019, segundo a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Em conjunto com o aumento das vendas, o roubo e furto de motos é igualmente alto. Somente na cidade de São Paulo, foram registrados mais de 6 mil roubos e um estudo feito pelo Núcleo de Pesquisa da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) mostrou que no Estado paulista são roubadas quatro motos por hora. Essas estatísticas acontecem exatamente pela facilidade em roubar as motos e, infelizmente no financiamento de quem procura peças no mercado paralelo.

Existem algumas formas de se proteger contra o roubo ou furto de sua moto, como escolher lugares com maior movimento de pessoas e em horários mais seguros, procurar estacionamentos, colocar travas e um pouco procurado, mas que vale muito a pena para quem tem, é contratar um seguro. Falando em seguro, você sabe como funciona o seguro contra furto e roubo de motos? Então, continue lendo e saiba um pouco mais sobre essa modalidade.

Tipos de seguro para moto

Escolher qual é mais direcionada para a sua moto vai depender em quais situações se pretende receber a indenização em caso de sinistro. Basicamente, são duas formas de seguro oferecidos:

– Compreensivo: quando há cobertura completa tanto para roubo e furto, como para colisões, responsabilidade civil, além de garantir assistência 24 horas para a moto, estendendo para a residência, de vários serviços técnicos e cobertura para acessórios como capacete, botas, luvas, etc.

– Não-compreensivo: esse tipo de seguro possui cobertura parcial, incluindo roubo e furto e incêndio. Essa modalidade irá proteger a sua moto contra roubo e furto da mesma forma, porém com um preço mais em conta, o que é bem interessante para quem está com o orçamento um pouco apertado.

 

Como é avaliado o valor do seguro

Para definir o valor do prêmio, isto é, de quanto o segurado vai precisar pagar pelo seguro, as seguradoras costumam avaliar algumas informações do proprietário ou de quem irá usar a motocicleta e também dados relacionados ao veículo, a chamada simulação de seguro. Esses esclarecimentos costumam ser respondidos em um formulário fornecido pela segurado.

Sempre destacando a importância de responder corretamente o questionário, evitando cálculos errados, elaboração incompleta da apólice ou ainda, alegação de fraude e recusa da indenização, sob punição prevista em lei.

Das informações sobre o segurado que podem influenciar no preço do seguro, estão:

– Gênero

– Estado Civil

– Com ou sem filhos

– Idade

– Tempo de carteira de habilitação

– Quem irá usar a moto

– Endereço, com destaque para o bairro onde mora

– Lugar onde a moto será guardada e para que ela será usada.

 

E sobre a moto:

– Modelo

– Ano de Fabricação

– Categoria (luxo, custom, city, street, esportiva…)

– Cilindradas

– Quanto já foi usada ou se é 0 km

– Financiada ou alienada

 

As perguntas podem mudar conforme a seguradora. Para quem pretende contratar seguro apenas contra roubo e furto, existe a possibilidade de fazê-lo sem perfil ou simplificada, no entanto, se a moto for roubada, a indenização é paga conforme a tabela FIPE do mês.

 

Como saber qual o melhor seguro para a sua moto

Se você está em dúvida sobre como fazer uma simulação de seguro para a sua moto e em qual seguradora fazer a cotação. E se não tem muito tempo para ler cada um dos contratos apresentados, a opção mais indicada é entrar em contato com um corretor de seguros, um profissional qualificado, que saberá responder todas as dúvidas sobre os termos e detalhes da apólice e qual seguradora mais se adapta à sua realidade.

A Ransom Corretoras de Seguros tem mais de 20 anos de experiência no mercado securitário e oferece todo o suporte que o cliente precisar. Para falar com um corretor, entre em contato pelo site, telefone, redes sociais ou baixe o novo app da Ransom pelo Google Play ou App Store do seu celular.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *