Como se prevenir do Coronavírus

Estamos vivendo um momento de muita tensão com o novo Coronavirus e a melhor maneira de nos prevenir e prevenir outras pessoas são seguir as orientações dos profissionais de saúde, para evitar o contagio.

O que é o Coronavirus e como se da o contagio da doença? Vamos entender melhor essas questões para saber como evitar.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do Coronavirus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de Coronavirus nominada de (COVID-19).

Os primeiros Coronavirus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como Coronavirus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Porém o Covid-19 é um Coronavírus mais forte, na qual ainda não temos imunidade, por isso tem sido fatal para o grupo de risco que são pessoas idosas á cima de 60 anos e pessoas com doenças preexistentes e crônicas.

 

Como é feito o contagio do Coronavírus (COVID-19)

As investigações sobre as formas de transmissão do Coronavirus ainda não são exatas, segundo cientistas e profissionais de saúde, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

 Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o Coronavirus se espalha de pessoa para pessoa.

 Apesar disso, a transmissão dos Coronavirus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. 

O período médio de incubação por Coronavirus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. 

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

 

Como evitar o contágio do Coronavirus (COVID-19)

O Ministério da Saúde orienta alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o Coronavirus. Essas medidas são: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, ficar em casa quando estiver doente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, porém, com maior atenção ao contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Cuidar da saúde é uma preocupação diária aos mais idosos. Porém com a crise pandêmica que vivemos atualmente, não é apenas uma precaução e sim uma necessidade todos os cuidados básicos que citamos a cima. Outra opção que pode ajudar muito  é ter um convenio médico, para uma necessidade emergencial. Pois o Plano de saúde vai te ajudar a ter acesso mais fácil aos exames e cuidados necessários para tratar ou prevenir-se contra o Coronavírus.

Ter médicos, clínicas especializadas e hospitais que saibam e atendam para cuidar da nossa saúde e da nossa família em qualquer fase é muito importante. Porém com a pandemia ao Coronavirus, precisamos nos sentir muito mais seguros com os testes e cuidados da doença, caso nos infectamos. Por isso um seguro saúde nesse momento, se faz mais necessário que de costume.

Um alívio, nesse momento é ter profissionais preparados e um plano de saúde de confiança para nos orientar e proporcionar a segurança que necessitamos e merecemos.

Entre em contato com um corretor de seguros Ransom e avalie os melhores planos de saúde para você, sua família e sua empresa.

Ransom Corretora, com mais de 20 anos de experiência, tem os melhores profissionais, que irão tirar todas as dúvidas sobre o contrato do plano de saúde e as precauções sobre o Coronavírus, indicar as seguradoras e as coberturas mais adequadas para proteger você e sua família.

 

Fale com um corretor da Ransom Seguros , tire suas duvidas e saibam quais são as melhores opções para planos de saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *