Seguro para transporte internacional

Exportações e importações movimentam a economia em todo o mundo. A globalização, a facilidade de informação e a expansão de empresas aumentaram a remessa e entrega de produtos.

Com isso, se tornou necessário um planejamento detalhado de logística de transporte internacional, que envolve diversos fatores, com vantagens, desvantagens e alguns problemas, que podem acarretar prejuízos.

Seja qual for o modal de transporte utilizado, isto é, marítimo, aéreo ou rodoviário, existe a possibilidade de passar por dificuldades como roubo de carga, acidentes, atrasos, avarias, perdas e extravios.

Com essa triste realidade, a contratação de um seguro para transporte internacional, não apenas é obrigatório por lei, como é de extrema importância para proteger a carga e garantir a qualidade de serviço da empresa responsável pela entrega, através de indenização.

 

Como funciona o seguro?

O atendimento é feito em vários países do mundo, conforme estipulado em contrato e possui coberturas para todos os riscos recorrentes por perda, dano, acidentes, eventos naturais, desmoronamento e terremoto, e acidentes de trânsito.

Dentre as facilidades desse seguro estão a averbação eletrônica, quando o segurado avisa à seguradora que a carga está em trânsito e o pagamento em reais, livrando o segurado da obrigação de encargos com o fechamento do câmbio.

Para saber detalhadamente as condições do contrato, o que está coberto, o que pode acarretar em recusa de indenização, quais os direitos e deveres do segurado e da seguradora, é importante ler com atenção as cláusulas.

Basicamente, as coberturas são divididas em:

 

– Ampla A

Cobre perda ou dano do material ocorrido por qualquer causa, sendo recusada a indenização em caso de inexistência ou inadequação de embalagem apropriada, que deve manter a integridade do material, danos morais, uso de arma de guerra, poluição ou contaminação causados pelo objeto, falta de condições de navegabilidade ou inaptidão em conduzir o meio de transporte, assim como atos ilícitos do segurado, entre outros explícitos na apólice.

Sempre atentando para o fato de que fraude de seguro é crime com punição prevista em lei.

 

– Restrita B

Modalidade específica para riscos de acidentes durante o transporte e ocasionados por desastre natural, como desmoronamento e terremoto, incêndio, raio, explosão, encalhe, naufrágio, abalroamento, capotagem, colisão, aterrissagem forçada, inundação, transbordamento, entre outros fatores.

Não haverá cobertura se houver atos ilícitos do segurado ou beneficiários, carga embalada de forma distinta às estipuladas, guerra, rebelião, confisco, minas, torpedos ou bombas, armas químicas, biológicas ou cibernéticas, terrorismo, variação de temperatura, transbordo ou desvio de rotas, extravio de volumes inteiros, quando não for transportado em veículos do segurado, danificação ou destruição voluntária e má fé, entre outros.

 

– Restrita C

Para riscos causados por acidentes de trânsito durante o transporte, incluindo encalhe, naufrágio, capotagem, descarrilamento, colisão, carga lançada ao mar, descarga da carga em porto de arribada, perda total durante operação de carga e descarga do navio, despesas que o segurado seja obrigado a pagar ao transportador, conforme previsto em contrato.

Sendo excluídos prejuízos decorrentes de causas especificadas acima, incluindo eventos ocorridos durante a permanência do objeto em armazéns, acondicionamento inadequado, inclusive quando feito em container ou liftvan antes do início da cobertura, e outras cláusulas da apólice.

 

Como saber qual o seguro mais adequado?

Os seguros para transporte internacional devem ser feitos com base no International Commercial Terms (Incoterms), ou termos internacionais de comércio, e tendo em vista os riscos apresentados durante a viagem.

Se o segurado tem dúvida sobre qual seguro contratar, o mais aconselhado é entrar em contato com uma corretora de seguros, para tirar as dúvidas com um profissional qualificado para atender e informar sobre todos os detalhes do contrato, indicando o que mais se adequa à realidade de negócios do segurado.

Para mais informações sobre esse e demais seguros, fale com um corretor de seguros, fale com Ransom.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *