Com certeza você já viu voando por ai aparelhos como Drone. Hoje em dia muitas pessoas aderiram ao aparelho não só para uso comercial, mas também por hobby e diversão.
Os drones captam imagens de cima e dependendo do aparelho, as imagens são ótimas e muitos trabalhos para clipes de musicas, filmagens de casamento, publicidade e outras são feitas com drones.
De acordo com a Agência Nacional de Viação Civil, a contratação de seguro para drone é obrigatória para RPAS. No caso apenas em atividades comerciais.
Sendo assim, os usuários que utilizam os aparelhos por diversão não precisam realizar o seguro de forma obrigatória. O objetivo do seguro é a proteção para terceiros que estejam expostos a ferimentos por drones.
O seguro RETA (seguro obrigatório para a pilotagem de RPAS) tem a chamada “responsabilidades do Explorador ou Transportador Aéreo”. Após a contratação, o usuário tem a garantia contra colisões com outras aeronaves. Qualquer dano material ou corporal a terceiros no solo é coberto pelo seguro para drones.
É importante ressaltar que a apólice do seguro para drones deve ser definida em contrato. O custo do seguro é calculado apenas no peso do drone e não no custo do drone.